Manter um condomínio limpo é ajudar na conservação e durabilidade da estrutura do edifício assim como afastar doenças que podem vir a afetar todos aqueles que compartilham esse ambiente.

É comum a limpeza do condomínio, caso não seja assegurada pelos próprios condóminos, ser entregue a mão-de-obra externa, seja através da contratação de um funcionário dedicado a essa tarefa ou de uma empresa especializada na área. No entanto, o que a administração do condomínio deve confirmar é o cumprimento rigoroso de determinados cuidados sempre que houver uma intervenção.

Os métodos de limpeza e os produtos utilizados são, pois, fundamentais. Devem ser adequados às tarefas de forma a higienizar bem o local assim como evitar queimaduras, irritações e intoxicações. Deve ser utilizada sinalética apropriada que indique que o piso pode estar escorregadio ou molhado. A segurança dos condóminos deve estar garantida.

Também não se deve misturar determinado tipo de produtos, tais como amoníaco e lixívia, uma vez que libertam gases extremamente tóxicos para as vias respiratórias e os olhos. É aqui que entra a importância da especialização dos funcionários contratados, responsáveis por esta tarefa, só eles saberão o que fazer e quando fazer.

É, então, obrigação do condomínio certificar-se de que a limpeza está a ser bem executada, por profissionais preparados para a função e de que os produtos utilizados estão devidamente acondicionados nas suas embalagens originais e guardados em local apropriado, fechado e seguro, longe da humidade, do calor excessivo e do alcance das crianças. 

Áreas comuns com falta de limpeza atraem insetos e animais indesejáveis, causadores de possíveis pragas e doenças. Para saber mais sobre pragas no condomínio leia o nosso artigo Formigas, baratas e ratos: os vizinhos indesejados.

É fácil descurar cantos, vasos de plantas, tapetes, quadros, corrimões e elevadores. Estes pequenos esquecimentos vão transformar-se em habitáculos de ácaros, fungos, entre outros animais geradores de uma série de problemas, especialmente dramáticos para pessoas com propensão a alergias.

Independentemente do tamanho do condomínio, para se manter as diferentes áreas comuns sempre limpas, é muito importante, para além de bons profissionais, ter um planeamento das limpezas, com um calendário e lista de tarefas para otimizar tempo e trabalho, e produtos adequados a cada processo.