A propósito da época das reuniões de condomínio, voltamos a alertar para a importância que este setor tem sobre a vida de grande parte das famílias e sobre a própria economia.

Condomínios equilibrados financeiramente e livres de conflitos permitem, para além de uma boa convivência entre moradores, evitar questões judiciais, tais como, penhoras por dívidas ou o acumular de valores incobráveis.

Diariamente os nossos serviços de atendimento, são contactados com questões relacionadas com a gestão de condomínio. Em 2017 recebemos quase 8000 contactos de consumidores com dúvidas e problemas, que se prendem com temas já nossos conhecidos: gestão das partes comuns, maiorias para aprovação de deliberações, divisão de despesas e permilagem, dívidas dos condóminos e conflitos entre vizinhos, nomeadamente os referentes ao ruído, animais ou fumos e cheiros.

As assembleias de condomínio são, muitas vezes, palco de discussão e de ânimos exaltados. A aproximação da data marcada causa stress e ansiedade. Contudo, se o administrador estiver preparado assim como os restantes condóminos, é a altura ideal para haver troca de ideias e planeamento para uma boa convivência.

A responsabilidade por um condomínio saudável recai sobre todos os que nele habitam. Claro que é ao administrador que compete a maioria das funções: há que manter as contas equilibradas, guardar e manter os documentos do condomínio, assegurar o cumprimento do regulamento e da legislação relativos ao condomínio, recorrer a mecanismos legais existentes com vista a salvaguardar os direitos do condomínio, garantir a utilização e conservação das partes comuns, bem como, de todos os serviços a ela associados, elaborar o orçamento anual, entre muitas outras.

Mas compete também aos restantes moradores estarem atentos à gestão que está a ser realizada, questionando e interessando-se sobre o que está a ser feito, comparecendo às reuniões que são marcadas e votando com responsabilidade e consciência sobre os assuntos que concernem a todos.

Sempre que surjam dúvidas ou suspeitas de que algo pode estar mal, não hesite em pedir explicações e acesso aos documentos para os analisar, quer o administrador seja interno quer seja externo. Os administradores são obrigados por lei a aceder a esse pedido, desde que as dúvidas não extravasem os assuntos de gestão de condomínio e passem para a esfera pessoal e privada de cada condómino.

Para dar resposta a uma área que gera tantas dúvidas e conflitos, e em linha com a ambição de fazer mais e melhor pelos consumidores, sentimos o dever de apoiar os condomínios com serviços especializados.

Assim sendo, no projeto que iniciámos há dois anos (Condomínio DECO+) com o intuito de incluir a nossa intervenção na área, defendendo os legítimos interesses dos condomínios e contribuindo para a resolução dos seus problemas, os condomínios que operam sobre o regime de gestão interna podem ver suprimidas muitas das dificuldades com que se deparam diariamente, tais como, a falta de apoio jurídico e a informação especializada.

Noutra vertente, todos aqueles cuja gestão está a cargo de uma empresa e esta esteja inserida na nossa rede, podem recorrer ao serviço de resolução de conflitos que possibilita, em caso de litígio ou incumprimento de contrato, a nossa intervenção com o objetivo de resolver o conflito existente entre as duas partes, empresa e condomínio.

Este serviço está disponível, somente, a partir da Rede Condomínio DECO+, uma rede que contempla um conjunto de empresas de gestão de condomínio que, por sua vontade, são submetidas a uma rigorosa auditoria, através de um parceiro externo e independente da DECO PROTESTE, de forma a avaliar o cumprimento de um conjunto de requisitos, por nós definidos.

Na prática, o serviço possibilita aos condomínios uma escolha fundamentada, fiável e assente na garantia de qualidade dos serviços prestados.